domingo, 7 de janeiro de 2018

Ninguém aprende errando, diz comentarista em programa de rádio

"Essa frase que a gente ouve há muito tempo já não parece muito verdadeira quando começamos a perceber que nem sempre as pessoas aprendem errando" - disse o radialista Elias Teixeira recentemente em seu programa de rádio.

"O erro e a aprendizagem são duas coisas distintas" - acrescentou. "A gente não aprende errando, a gente aprende aprendendo mesmo" - enfatizou. Em sua fala o radialista considerou que uma pessoa consciente daquilo que pretende, procura fazer sempre a coisa certa, se informar, observar, para depois tomar uma decisão. "Se uma pessoa comete alguma falha por inexperiência ao deparar-se com algo novo, isso não pode ser considerado erro, mas um fenômeno natural no processo de aprendizagem porque o erro é uma tendência real".  Elias Teixeira considerou que se alguém diz que aprende errando,  dá a entender que está errando de propósito e usando esse pensamento como uma fuga para não assumir suas responsabilidades. 

"É muito provável que essa pessoa continue errando e dizendo sempre a mesma coisa".  No caso de um erro proposital e consciente, a situação é bem perigosa. "O que vemos é muita gente cometendo erros e buscando defesa para continuar com a razão". 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se não por ingenuidade, a crise é proposital e de cunho político

              Eu vivi num tempo, não muito distante, em que muitos usavam essa frase retórica: “De que adianta ter carro e não ter di...